Livros: Resenha - Veneno



Nome: Veneno (Saga Encantadas 1)

Autora: Sarah Pinborough

Editora: Única

Páginas: 224

Classificação: ★ ★ ★ ★ ★  | ♥

Sinopse: [+]





Como já disse em outros posts, sou apaixonado por contos de fadas. Acho que são as histórias de príncipes, princesas e fábulas que não deixam meu lado infantil se esvair. É notável que o gênero vem gerando interesse de um público mais maduro, que não se contenta com os filmes da Disney. É dessa ânsia por mais que surgem as releituras, como Once Upon a Time e Grimm.

"Encantadas", da inglesa Sarah Pinborough, é uma trilogia promissora, que traz interpretações adultas para um universo antes infantil. "Veneno" é o primeiro volume da coleção e traz a responsabilidade das primeiras impressões. Parabenizo a Editora Única/Gente pelo belíssimo trabalho gráfico presente na capa e no interior do livro, que me encantou por tamanha beleza.

A história, narrada em terceira pessoa, acompanha as personagens principais, dando foco à relação conturbada da princesa Branca de Neve com sua madrasta, a Rainha Má, que atende por Lilith. Enquanto a primeira é espirituosa e desperta sentimentos bons por onde passa, a segunda tem a visão do medo acima do amor. Apesar da convivência diária, as duas são polos opostos: Branca é um espírito da natureza, indomável como os cavalos em que passeia pela floresta; Lilith é a esposa perfeita, que detém uma postura perfeita para o papel que exerce na sociedade. Sempre elegante, a Rainha insiste que a enteada deve abandonar seus hábitos e tornar-se uma verdadeira princesa. Além disso, a madrasta jamais aceitara que Branca fosse tão mais bela, ainda que a diferença de idade entre as duas fosse minúscula.

Quando o Rei se ausenta, Lilith decide que é hora de agir. Branca de Neve e o reino estão em suas mãos e terão de obedecê-la. Se uma Rainha não é capaz de obter o amor de seu povo, a forma mais eficaz de comandá-lo é através do medo, restaurado pela magia da megera.

O diferencial em Veneno é a abordagem das personagens. Pela primeira vez não vi a Rainha Má como um ser humano amargurado, mas mal entendido. Branca de Neve também não é a Madre Teresa com quem estamos acostumados, e isso muda toda a dinâmica da história. Nada como a inversão de valores, não é?!

As cenas eróticas são poucas e curtas, mas dão o ar adulto que a autora quis passar. Como um leitor que não é acostumado com este gênero, não estou apto a recomendar Veneno por este fator, mas não deixa de ser interessante.

Com tantos pontos positivos, o livro tinha tudo para dar certo, não fosse a escrita de Sarah, que é chata e arrastada. Em quase 300 páginas, a autora não conseguiu mostrar para o que veio. Tendo um primeiro contato com seus textos, fiquei decepcionado. Suas descrições são ricas em detalhes, mas não conseguem arcar com o peso do enredo fraco, que caminha em círculos e termina deixando pontas soltas.

Me refiro à "Encantadas" como coleção porque o fim de Veneno é extremamente confuso. Diversos contos de fadas são mencionados no decorrer da história, mas nenhum é bem desenvolvido, nem mesmo o principal, que é finalizado com interrogações. A quantidade talvez tenha sido mais valorizada, deixando a qualidade de lado.

Sendo uma leitura rápida, "Veneno" é um livro que não acrescenta muito na bagagem literária de qualquer pessoa. Me foi um bom passatempo, mas não fiquei ansioso por sua continuação. Na verdade, só vou lê-los porque acredito que algo ainda possa ser salvo em meio a tantos erros.

0 comentários:

Postar um comentário

Nos diga o que achou do post! Caso participe de um blog ou site, deixe o link no fim do comentário para que possamos visitá-lo.

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos