Resenha: A Elite, de Kiera Cass



Título: A Elite (A Seleção 2)

Autora: Kiera Cass

Editora: Seguinte

Páginas: 360

Classificação: ★ ★ ★ ★ ★  | ♥

Sinopse: [+]




Esta resenha é livre de qualquer spoiler. \o/
Se você leu A Seleção, sabe o quão angustiante é o fim do primeiro livro. Por sorte, A Elite estava na minha estante e não pensei duas vezes antes de lê-lo. Não costumo emendar séries e trilogias, mas abri uma exceção. Afinal de contas, estava cansado de roer as unhas pensando no que poderia acontecer.

Enquanto seu antecessor abusa do romance, "A Elite" nos mostra uma escrita amadurecida, mas continua tendo foco no triângulo amoroso formado por America, Maxon e Aspen. A garota, que está entre as seis candidatas à coroa, percebe que seu tempo é curto e que suas decisões afetarão a vida de todos que ama.
Com a reta final da Seleção se aproximando, as concorrentes estão dispostas a quase tudo pelo título de Princesa. America, que era a favorita de Maxon, torna-se sua pior inimiga: a insegurança da ruiva lhe diminui perante às outras, seus sentimentos não são nítidos e o perigo dos ataques frequentes tornam sua convivência no palácio cada vez mais difícil.

Caminhando a passos lentos, as partes políticas e distópicas do enredo começam a ter força, mas são facilmente ofuscadas pelos dramas da protagonista. A narração em primeira pessoa nos faz perder detalhes importantes para o desfecho da trilogia, porque America está, na maior parte do tempo, preocupada com o que Maxon faz com as outras garotas. A situação das castas é novamente levantada e poderia ter sido bem trabalhada, não fossem as divagações de Meri.

A fim de esclarecer a fúria dos Rebeldes, a autora foca boa parte das cenas na ação dos combates. De forma hábil, Kiera Cass fortalece suas personagens e dá ainda mais personalidade à cada uma delas. O Rei e a Rainha também ganham certo destaque, abandonando a até então imagem intocável que mantinham diante das Selecionadas. Agora, em relação ao casal protagonista, fiquei muito decepcionado com suas atitudes. Maxon se torna gélido e distante do que conhecemos em A Seleção e America não parece evoluir em seus pensamentos amorosos. Aspen foi o único personagem a me cativar de verdade, reforçando ainda mais minha torcida.

"O céu é azul, o Sol é quente, e Aspen ama America para sempre. O mundo foi feito para ser assim." <3 <3 <3

A diagramação do livro é idêntica à de A Seleção, reafirmando o cuidado que a Seguinte/Cia das Letras tem com seu catálogo. O esforço da editora com seus textos e o material ali contido deve ser reconhecido.
Sem mais delongas, "A Elite" é um livro forte, mas não superou minhas expectativas. Mesmo adorando a escrita e a história, tenho que avisar-lhes que a trama cai no romance e vai deixando o universo distópico aos poucos. Se isso é o que te interessa, recomendo a leitura de algo mais forte, porque Kiera Cass usa sua Illéa como muleta para as falácias de America o tempo todo. Ainda assim, mal posso esperar para ler A Escolha e descobrir se minhas teorias são verdadeiras.


0 comentários:

Postar um comentário

Nos diga o que achou do post! Caso participe de um blog ou site, deixe o link no fim do comentário para que possamos visitá-lo.

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos