Livros: Resenha - O Livro das Princesas



Nome: O Livro das Princesas

Autoras: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patricia Barboza

Editora: Galera Record

Páginas: 288

Classificação: ★ ★ ★ ★ ★  | ♥

Sinopse: [+]




"O Livro das Princesas" é uma recomendação da Princesa Mia Thermopolis, de Genovia, para os leitores do Brasil. Reunindo quatro best-sellers da literatura infanto-juvenil, a Galera Record presenteou seu público com contos atuais e um trabalho gráfico impecável.  Por ser direcionado ao público jovem, o livro pode não agradar os leitores que anseiam por detalhes: em geral, os acontecimentos acontecem com bastante rapidez. 

Em alto mar, somos levados ao primeiro conto: "A Modelo e o Monstro", de Meg Cabot, traz Bela como uma modelo internacional e a Fera no papel de um homem cujo rosto é deformado por cicatrizes. Além de ressaltar o amor acima das aparências, a autora conseguiu lidar muito bem com assuntos importantes em um espaço curto de tempo. Pegando a princesa com maior chances de cair no clichê, Cabot me surpreendeu por não ceder ao que era mais fácil em nenhum momento. A cada página, uma reviravolta que me fazia ansiar por mais de seu romance. Adorei o interesse dela em retratar os acontecimentos no Brasil! Nível de carinho pela Meg depois de seu conto: 120%.

O segundo conto, "Princesa Pop", resgata os elementos de Cinderela e constrói uma narrativa digna de livro próprio. Com uma escrita fascinante, Paula soube como usar a princesa, o príncipe, a fada madrinha, a madrasta, as irmãs megeras e os pais de sua protagonista. Uau! Com tantos personagens, achei que seria difícil torná-los carismáticos, mas me enganei: não há princesa mais determinada do que Cintia Dorella. Foi nela que me vi diversas vezes, porque sua forma de isolamento do mundo é semelhante à de qualquer adolescente em fases difíceis. Tornando sua colaboração no livro ainda mais gostosa, Pimenta traz doses certas de humor à trama. Fala sério, quem seria tão criativo a ponto de transformar a Cinderela em DJ?!

A coisa só desanda quando Lauren Kate assume o controle. Seu "Eclipse do Unicórnio" é um conto surreal, que não me agradou por ter uma narrativa fraca e personagens desinteressantes. Mesmo com a mitologia e os cenários a seu favor, a autora perdeu-se com tantos detalhes e deixou diversas pontas soltas ao longo da história, que carrega um tom de sofrimento desnecessário. Até sua Bela Adormecida é pouco explorada em meio aos devaneios ali descritos.

Amenizando o estrago de sua antecessora, Patricia Barboza surge com "Do Alto da Torre" e a serelepe Camila, que me conquistou no primeiro instante. Graças à uma promessa de sua tia, a garota tem cabelos longos e foi apelidada em seu colégio de Rapunzel por isso. Por ser fã da Patricia e já conhecer sua escrita, não me surpreendi muito com o rumo da história. É um conto encantador, que traz um ar infantil e finaliza o livro com doçura.

Em geral, "O Livro das Princesas" é uma leitura gostosa, que deve ser levada na brincadeira. A reunião fez tanto sucesso que, em 2013, a sessão de autógrafos na Bienal do Rio lotou! Crianças e adolescentes fizeram fila para conseguir seus autógrafos e fotos com as autoras brasileiras. Eu, todo bobo, fui um desses:


Se tudo isso ainda não te animou a lê-lo, creio que dois motivos lhe farão mudar de ideia: satisfeitos com o alcance da primeira reunião, a Galera Record publicará em 2014 uma nova compilação de contos, desta vez sobre antagonistas! "O Livro dos Vilões" trará histórias adaptadas por Carina Rissi (Rainha Má), Cecily Von Ziegesar (As irmãs da Cinderela), Diana Peterfreund (Malévola !!!) e Fábio Yabu (Lobo Mau). Também proveniente do sucesso que foi o primeiro livro, a editora, em parceria com a Paula Pimenta, lançará três livros sobre novos contos de fadas, onde o primeiro será baseado n'A Bela Adormecida e se chamará "A Princesa Adormecida", o segundo será uma versão estendida de sua "Princesa Pop" e o terceiro nos apresentará sua versão d'A Pequena Sereia. Com tanta coisa a favor, é impossível não se render à nobreza que estas quatro autoras criaram e que me conquistaram desde o primeiro capítulo.


0 comentários:

Postar um comentário

Nos diga o que achou do post! Caso participe de um blog ou site, deixe o link no fim do comentário para que possamos visitá-lo.

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos