Resenha: A Culpa É Das Estrelas, de John Green.


Título: A Culpa é das Estrelas

Autor: John Green


Editora: Intrínseca


Páginas: 288


Classificação: 5 estrelas


Sinopse: [+]




Falar de qualquer obra do John Green não é uma tarefa fácil. Caminhando entre extremos, o autor consegue passar-nos uma história ficcional com um enredo possível, quase verídico e com uma linguagem coloquial, entrando realmente no mundo do seu público alvo. Os adolescentes representados em seus livros são como todos os outros, exceto por uma coisa: possuem uma autoconsciência extrema.
Hazel Grace é uma desses jovens. Com câncer em caso terminal e sobrevivendo a base de remédios, o livro encaminha-nos a uma grande reflexão acerca da vida e em como ela é efêmera e frágil. A história acompanha o seu dia-a-dia: respirando com ajuda de aparelhos por conta de uma metástase nos pulmões e apaixonada por um livro (como nós), a garota entra em uma depressão profunda enquanto seus pais tentam ajudá-la mandando para um Grupo de Apoio para pessoas com câncer. Lá, ela conhece o garoto que se tornaria o amor da sua curta, mas intensa vida. Augustus Waters, olhos azuis, moreno e musculoso, até então SEC (Sem Evidência de Câncer) de um osteossarcoma que levou sua perna atraiu imediatamente Hazel, começando a partir daí uma tórrida história de amor. 


"Não posso falar da nossa história de amor, então vou falar de matemática. Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros. Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado.”

O trabalho que o autor tem em fazer a história parecer tão verídica reflete nos termos técnicos indicados no livro. Para quem tem câncer, ele é uma esperança, mas continua com o mesmo objetivo para quem não tem. A Culpa É Das Estrelas nos atinge de forma tão rápida que você, mesmo sem perceber, já está torcendo pela Hazel e pelo Augustus, chorando com o pessimismo e sinceridade deles e com o encontro inevitável com a morte, como todos teremos. Mas o ruim é saber que eles não tem perspectiva. O que eles querem é viver o agora.
Diante da história dos dois, partem outras reflexões: Morte, esquecimento, relação de pais com filhos, amizade, mas principalmente, vida. Parece uma história de morte, mas é uma história de dois adolescentes aprendendo a viver com todos os encalços em seu caminho, seja uma doença ou um amor interrompido. O mais incrível do livro inteiro é que a Hazel, personagem principal, é baseada em uma garota real. Ou não mais tão real assim. Esther Grace Earl tinha o mesmo problema da personagem, mas não teve um Augustus para melhorar sua vida. Segundo John, Hazel é uma chance que a Esther teve de ser feliz.
A Culpa É Das Estrelas é, definitivamente, um livro que recomendo, e inclusive, recomendo também comprar umas duas caixas de lenços para lê-lo. É tocante, incrível, engraçado e triste, tudo ao mesmo tempo. Vale a pena sofrer um pouco para conhecer pessoas tão incríveis como os dois, e saber que realmente elas existem. E estão dentro de mim e de você.


.

1 comentários:

  1. Se já estava com vontade de ler antes ... agora vou ali na livraria comprar o meu ... =o

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou do post! Caso participe de um blog ou site, deixe o link no fim do comentário para que possamos visitá-lo.

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos